Definição:
ROIC é uma fórmula ou método para avaliar a eficiência em alocar capital de uma empresa, ou seja, ele retorna qual a porcentagem de lucro que uma companhia está tendo sobre o capital investido.
Assim, compará-lo com o WACC (Weight Average Cost of Capital) revela se o dinheiro investido está sendo usado efetivamente ou não.
Fundamentalmente, ele responde à pergunta: “Quanto de retorno o lucro de uma companhia dá em relação a cada dólar investido?”
Importante: Um ROIC maior que WACC significa que a empresa está crescendo, enquanto um ROIC menor sugere um modelo de negócio não sustentável.
O ROIC dá também um contexto maior a outra métricas, como o Preço / Lucro. Quando visto em isolado, uma queda no P/L pode sugerir que uma companhia está sobrevendida, mas esta redução pode ser porque a empresa não está mais gerando valor para os acionistas como anteriormente. Por outro lado, companhias que consistentemente geram altos retornos sobre o capital investido (ROIC) provavelmente merecem ser negociadas a um P/L com prémio maior em relação a outras empresas do mesmo setor.
Fórmula:
A fórmula para calcular o ROIC consiste em: dividir o lucro operacional após impostos (NOPAT) pelo montante de capital investido.
NOPAT = Net Operating Profit After Tax
Capital Investido = Representa as fontes de investimento levantadas pela empresa para crescer, tanto por acionistas como “debt holders”.
Limitações do ROIC:
Uma desvantagem do método é que este método não fala nada sobre qual o segmento a companhia está atuando ou gerando valor.