Entendendo Opções – Conceitos Básicos

Opção Call: Lhe dá o DIREITO de comprar ALGO a um PREÇO ESPECÍFICO, e essa opção é normalmente utilizável por um período determinado PERÍODO DE TEMPO.

A opções são formadas por três componentes:

1. O ALGO da opção: também chamando ativo subjacente, pode ser uma ação, um índice ou ainda um contrato futuro.

2. PREÇO ESPECÍFICO: corresponde o preço a que você tem o DIREITO de comprar o ativo

3. PERÍODO DE TEMPO: Tempo que a opção tem validade ou pode ser usada.

Opcão PUT: permite a quem possui vender o ativo subjacente num preço específico (strike) até (tipo americana) ou apenas na data de expiração (tipo europeia).

Portanto, verificamos uma relação importante o preço da opção conforme a mudança de valor do ativo subjacente:

1.  A CALL AUMENTA de preço quando o ativo subjacente SOBE

2. A PUT AUMENTA de preço quando o ativo subjacente CAI

Assim, simplificando:

ATIVO SOBE (de preço) → CALL SOBE (relação direta entre preço da opção e do ativo) → PUT CAI

ATIVO DESCE (de preço) → PUT SOBE (relação indireta) → CALL CAI

In-the-money (ITM) / Out-of-the-money (OTM):

In-the Money (ITM): Denominação dada para aquelas opções cujo ativo subjacente está acima do preço de strike no tipo Call. Contrariamente, uma opção put está in-the money quando o ativo subjacente está cotada a um preço inferior do preço strike. Resumindo, serve para dizer que aquela opção é passível de execução naquele momento desde que respeitado o tempo contratado, a depender da opção ser tipo europeia ou americana.

Out-of-the-Money (OTM):

Seria o contrário, ou seja, denominação dada para aquelas opções não passíveis de execução. Assim, uma opção CALL está OTM quanto o ativo subjacente está com preço inferior ao valor de strike da referida opção. No caso da PUT, quando o valor do ativo subjacente está negociando com um valor acima do preço de strike.

Valor Intrínseco / Valor do Longo do Tempo (Tempo de Expiração) – O valor de uma ação ainda é composto por duas variáveis:

Valor Intrínseco: isoladamente representa o valor diferencial entre o preço do ativo subjacente e o seu strike para opções ITM e zero no caso de OTM, pois neste último caso a diferença torna-se negativa.

Time Value / Valor do Longo do Tempo: O Valor de uma opção diminui ao longo do tempo até que, no dia de expirar, o valor da opção é igual ao valor do ativo subjacente ou zero (no caso OTM).

O valor das opções out-of-The-Money (OTM) é baseado completamente na variável “Valor ao longo do tempo”, enquanto uma opção ITM é composto quase que completamente no seu valor intrínseco com pouca mudança pela variável “Time Value”.

Finalizando, podemos enumerar seis componentes para a formação de preço de uma opção:

  1. Preço do ativo subjacente;
  2. Tempo que falta até expirar;
  3. Dividendos;
  4. Valor do Strike;
  5. Taxa de juros de curto prazo;
  6. Volatilidade.

De todos esses componentes, a volatilidade futura é a única variável desconhecida, também chamada de volatilidade implícita, ou seja, o que o mercado projeta para o futuro. Enquanto a volatilidade histórica corresponde a volatilidade passada.

Concluindo, podemos ter as seguintes posições equivalentes entre ativo objeto e opções:

  1. Long Call = Long Stock + Long Put
  2. Long Stock = Long Call + Short Put
  3. Short Stock = Long Put + Short Call