Bias da Impaciência

“Valorizar o presente muito mais que o futuro”.

Exemplo: O CEO de uma empresa quer o seu bônus hoje e portanto toma uma decisão que aumenta o lucro este ano ao custo de um possível lucro maior no futuro.

Nós damos mais peso ao presente do que o futuro. Nós procuramos prazer nas coisas de hoje ao custo de algo melhor no futuro. Nós preferido um retorno imediado em relação a um recompensa maior, mas tardia. Nós gastamos hoje o que deveríamos ter para amanha. Isto significa que podemos estar pagando um alto preço no futuro por uma pequena recompensa imediata agora. Por exemplo, as vezes compramos coisas que não conseguimos pagar nos cartões de credito.

Nós somos impacientes no curo prazo e pacientes para um futuro distante. Estudos mostram que nós tendemos a tornar-nos menos pacientes quando as recompensas são imediatas. Nossa taxa de desconto (o valor que damos a algo) é maior no curto prazo do que no longo prazo. Por exemplo, quando uma pequena recompensa é para amanhã e um maior retorno é para daqui um ano, as pessoas frequentemente preferem o pequeno retorno imediato. Agora, se a pequena recompensa é para daqui um ano e a maior para dois anos, as pessoas preferem a recompensa maior de longo prazo. Estudos mostram que uma explicação para isso decorre do fato de o futuro ser percebido com menos certo.

Resumindo:

  • Sofrimento de curto prazo pode lhe levar a prazeres de longo prazo.
  • Considere as consequências das decisões tanto para o longo e curto prazo. Pese o lado bom / ruim de cada decisão sua em relação a um futuro bom / ruim.