Como comprar Bitcoin / Cryptocurrencies?

Como comprar Bitcoin / Cryptocurrencies?

Primeiro – Escolha uma Exchange ou Corretora:

O que é uma Exchange ou Corretora ? É uma plataforma onde compradores e vendedores se encontram para negociar suas criptomoedas. Elas sempre cobram algum custo pela transação, que é pequeno. Também, quanto mais moedas aquela corretora negocia, mais complexo a plataforma se tornará.

No Brasil, existem várias. Algumas mais antigas e outras novatas do exterior, mas já com nome mundialmente. Vou dizer algumas aleatórias que já utilizei e nunca tive problemas. Você pode também comparar os custos que elas cobram e verificar no site reclameaqui as suas notas e respostas aos consumidores.

Algumas Corretoras de Criptomoedas:

Segundo – Crie e torna ativa a sua conta:

Após ter escolhido sua corretora, faça o cadastro. Vai perguntar seus dados básicos e vai pedir para verificar sua conta através de uma foto sua segurando seu documento com os dados visíveis.

Ahh, mas o bitcoin não era anônimo? Sim, ele pode ser, mas os governos através de suas regras querem mapear o seu uso. Caso você crie uma carteira virtual e não forneça nenhum documento, ninguém saberá quem possui aquele dinheiro. Mas como faço isso? Esse é um tutorial bem básico para iniciantes, mas futuramente podemos abordar isso ou você pode perguntar para o Sr. Google.

Terceiro – Deposite Dinheiro para Investir

Após finalizado o seu cadastro e com sua conta verificada, será fornecido uma conta da empresa para que você faça um PIX ou Transferência. Empresas no exterior, irão solicitar um pagamento em dólar que você pode fazer através do cartão de crédito ou paypal. Nesse caso, seu saldo será em dólar. 

A grande desvantagem de corretoras no exterior são as taxas de conversão do câmbio.

Quarto – Coloque sua Ordem de Compra ou Venda

Após realizado seu depósito, você poderá adquirir qualquer criptomoeda através de uma ordem. Nesse caso, de compra.

Qual tipo de Ordem eu coloco? Mas quanto e a que preço eu compro o Bitcoin?

As ordens hoje são muito parecidas ou senão iguais a das corretoras da Bolsa de Valores. Eles podem ser:

  • A Mercado: você vai comprar bitcoin com o preço da tela. Ou seja, se estiverem vendendo naquele momento por 150.000, você irá comprar por esse valor. É uma ordem que é executada imediatamente.
  • Limitada: você colocará a ordem com o valor que deseja comprar. Caso na tela esteja custando 150.000 e você colocar 140.000, sua ordem vai ser executada apenas se o valor do bitcoin cair até esse valor.

Como calculo então o tanto de bitcoin a comprar? Geralmente, esse campo da ordem já é automático, pois trata-se de um numero fracionário com várias casas decimais. Portanto, você colocou que quer comprar R$1000,00 a um valor de bitcoin de R$150.000, automaticamente fica subentendido que você está comprando 1000 / 150.000 = 0,006666666666 bitcoin – taxa de negociação.

Quinto – Após a compra – o que fazer?

Se você não vai ficar fazendo trades de curto prazo, o ideal é que você coloque na sua carteira pessoal, pois lembre-se que o bitcoin que você comprou está em poder da corretora. Os grandes roubos de criptomoedas se deram por “erros” em segurança da própria corretora.

Existem vários tipos de carteiras digitais para todas as personalidades, as chamadas:

  • Hotwallets: aquelas que estão conectadas a internet, podendo ser seu telefone, tablet ou mais comumente servidores dedicados a isso, sendo a blockchain.com a que sempre usei.
  • Coldwallets: essas carteiras não estão conectadas a internet, podendo corresponder a usb drives e hard drives. Apesar de ser o método mais seguro, se você poder ou quebrar seu dispositivo, perderá suas moedas.

Pronto, se você é iniciante, vai perceber que é bem fácil.