Estagflação e Ouro

Como foi o ouro durante a estagflação anterior? Pelo que parece, muito bem. O gráfico abaixo mostra o preço do ouro subindo durante o período inflamacionário da década de 70, indo de $100 em1976 para $650 in 1980, quando a CPI Inflation atingiu 14%.

De fato, o ouro outperformou outras classes de ativos durante períodos de estagflation e altos preços. A tabela abaixo mostra que , das quatro fases de ciclo econômico que os EUA passou, foi na estagflação que o ouro manteve seu suporte, de forma que as ações foram piores. Gold retornou 32,2%no período de estagflação comparado com 9,6% para US Treasury Bonds e -11,6% para acoes.

De forma simples, o ouro se dá bem em períodos estagflacionários porque se beneficia dos elevados riscos envolvidos nas outras classes de ativos.

De acordo com o Conselho Monetário Internacional, o risco de estagflation tem aumentado significativamente, com a Europa em mais risco que os EUA devido sua vulnerabilidade da volatilidade do gás natural. Também, a recuperação do continente da pandemia não foi totalmente mitigada.

Atualmente, existem poucas coisas que o FED pode fazer, como resultado da alta inflação, disrupção das cadeias de suprimentos, etc. O débito dos EU quanto mundial está em níveis improcedentes e as economias estão encolhendo. Tudo isso torna muito difícil para os bancos centrais para aumentar as taxas de juros para um nível que possa controlar a inflação. Assim, chegaremos a conclusão que as pressões inflacionarias ficarão por muito mais tempo que o previsto.

Ainda, a estagflação tende a corroer o investimento de muitos americanos que optam pelo “60-40” acoes / bonds portfolio, de forma que existe pouca saída para retornos lucrativos.

A medida que o FED é forçado a desviar do seu plano de voo, impondo aumentos mais incisivos da taxa de juros e acarretando maiores perdas aos investidores de acoes e bonds, esperamos que o ouro se valorize mais como um mecanismo de fuga, levando o ouro a patamares elevados de valor em 2023.