Felicidade é Aprendizado Contínuo

“Não leve as coisas tão seriamente, afinal somos apenas macacos com cérebros”

“Talvez felicidade não seja algo ligado a herança genética ou que você escolhe, mas uma habilidade pessoal de alto nível que pode ser aprendida , assim como nutrição ou corpo malhado”.

Felicidade é mais algo em evolução, eu acho, como todas as grandes questões na vida. Quando somos crianças, você vai a sua mãe e pergunta: ‘O que acontece quando morremos?’ ,‘Existe o Papai Noel?’, ‘Existe um Deus?’, “Eu devia estar feliz?,”Com quem me devo casar?”

Não existe resposta certa para essas perguntas porque nenhuma resposta pode ser aplicada a todos. Estas questões tem,em última análise, respostas, mas são pessoais ligadas a cada um.

A resposta ou solução que serve para você pode ser sem sentido para mim ou o contrário. O que felicidade significa para mim, pode significar uma coisa completamente diferente para você. Eu acho importante explorar algumas definições.

Para alguns que conheço, felicidade é um estado de espírito. Para outros, é satisfação. Para outros ainda, é um sentimento de contentamento. A minha definição continua evoluindo. A resposta que eu daria há um ano atrás será diferente que eu vou dar hoje.

Hoje, eu acredito que felicidade é um estado de ausência. Felicidade é quando você remove o sentimento de que algo está faltando na sua vida.

Nós somos máquinas de replicar-sobreviver altamente críticos. Nós constantemente estamos pensando: “Eu preciso disso ou daquilo”, estamos presos num emaranhado de desejos.

Felicidade é o estado em que nada está faltando. Quando nada está faltando, sua mente relaxa e para de percorrer o passado ou o futuro para se arrepender de algo ou para planejar algo.

Nessa ausência de desejos, você consegue o silêncio interno. Quando você se encontra nesse silêncio, então você está contente e você está feliz. Sinta-se livre para discordar. Afinal, felicidade é diferente para cada um.

As pessoas acreditam falsamente que felicidade é apenas ter pensamentos positivos e ações positivas. No entanto, pelo que li, aprendi e experimentei, cada pensamento positivo tem em essência no seu interior um pensamento negativo. Tao Te Ching fala disso mais acuradamente, mas é tudo dualidade e polaridade. Se eu digo que estou alegre, então em algum ponto no passado eu estava infeliz.

Para mim, felicidade não são pensamentos positivos. Também não é sobre pensamentos negativos. Mas sim a ausência de desejos, especialmente ausência de desejos por coisas externas. Quanto menos desejo eu tenho, mais eu posso aceitar o estado atual das coisas e menos meus pensamentos estão se movendo em direção ao passado ou o futuro. Quanto mais presente eu estou, mais feliz e alegre estarei.

Felicidade para mim é principalmente não sofrer, não desejar, não pensar muito nas coisas sobre o passado ou o futuro, e abraçar o momento presente e a realidade como ela é, como ela se apresenta.

Fonte: Naval Ravikant Almanack