O que é NOPAT?

NOPAT ou Net Operating Profit After Taxes pode ser compreendido como Lucro Operacional após Impostos, que significa o quanto de lucro potencial uma companhia possui caso ela não estivesse ou alavancada ou não possuísse débitos. Portanto, não representa a verdadeira lucratividade de uma empresa.

Analistas verificam diferentes métricas de performance quando avaliam uma companhia para investimento, sendo as mais comumente usadas as receitas líquidas e crescimento do lucro operacional:

  • Receita de Bens ou Serviços: Serve como um valor bruto de performance no segmento, mas não serve para avaliar a eficiência operacional
  • Crescimento do Lucro Líquido: O lucro líquido inclui as despesas operacionais, mas também o resultado financeiro e impostos, de forma que fatores não recorrentes podem impactar.

Dessa forma, o NOPAT auxilia na avaliação da performance operacional de uma companhia por não incluir o resultado financeiro ou débitos.

Fórmula:

NOPAT = EBIT x (1 – Impostos)

Qual a Importância do Indicador:

A sua maior importância está na sua composição de outras fórmulas e cálculos de indicadores financeiros, sendo os mais comuns: ROIC (Retorno sobre o Capital Investido), FCFF (Fluxo de Caixa livre para a Firma) e FCFE (Fluxo de Caixa Livre do Acionista)

Dependendo do tipo de análise, o indicador NOPAT poder mais eficiente que as medidas do EBITDA e EBIT. Isso acontece porque ele consegue descontar o valor do tributo. O NOPAT no Brasil tem grande importância por causa da alta carga tributária imposta pelo estado brasileiro às companhias.