Bitcoin foi a primeira moeda digital a surgir da idéia de Satoshi Nakamoto que mudou o mundo como vivemos. Ela fornece as principais características para esse novo mundo globalizado, com menos fronteiras e com avanço da tecnologia. Vamos falar dos seus principais benefícios hoje:
1- Uma moeda que opera fora do guarda chuva de qualquer Banco Central (BC):
Pera, então se eu tiver tudo em bitcoin, eu não preciso declarar IR? Não precisa, mas se você quiser por algum motivo, fique à vontade.
2- Tecnologia Descentralizada:
Não são os bancos que dão valor ao bitcoins, mas sim o desejo de tê-lo, que movimenta um mercado de trilhoes de dólares pelo mundo. Assim como um dia, alguém acordou e despertou o desejo pelo ouro pelas suas características e o deu valor mundialmente, hoje esse desejo é despertado para as criptomoedas.
Espera então! Se o dinheiro fiat, ou seja, aquele que tem seu valor garantido pelo BC é algo que os governos podem imprimir ou retirar de circulação, não é possível isso com o bitcoin? Exatamente, bitcoin possui um número finito de blocos, que não pode ser reduzido ou aumentado conforme necessidades de pessoas específicas.
Entendi então, mas eu prefiro o dinheiro que o BC dá suporte. Tudo bem. A vida é uma transição / evolução. No passado tínhamos o hard money, ou seja, o dinheiro significava uma porção de ouro, algo concreto e tátil. Foi feita então transição para o que vivemos agora, chamado de dinheiro ‘fiat’, ou seja, apenas o BC de cada país tem o direito de imprimir um número num papel bonito e automaticamente dar valor a ele. Que mágica néh!? E você nem percebeu!?
No entanto, não podemos negar que a tecnologia / internet só avança desde que você nasceu. Essa tecnologia ao redor do mundo é o que dá o valor ao bitcoin. Quem você acha que vai dominar no longo prazo?
3- Anonimização:
Você pode colocar seus bitcoin numa carteira virtual e não precisa dizer seu nome. Se requer ter mais controle, guarde num hardware hoje disponíveis também num formato de pendrive. Pronto, você pode ter trilhões e ninguém sabe. Pode ultrapassar fronteiras sem ser necessário declarar 1 dolar.
Ahhh, mas posso ser roubado? De todos os grandes roubos existentes foram em corretoras e não em uma carteira digital específica de forma que não é segurança da carteira que está em jogo, mas quem tem também controle sobre ela. Por isso, após comprar criptomoedas e sabendo que não vai usar no curto prazo, guarde em sua carteira particular usando autenticação dois fatores (2FA).
4- Irreversível
Vendeu, vendeu, não tem volta. O mesmo serve para a compra. Todas as transações são registradas no blockchain, que é um livro em constante escrita, que não volta.
Falaremos mais sobre o blockchain que tem hoje muitas outras funções e é core do bitcoin.
5- Liquidação mais rápida:
Apesar de ser mais rápido que a maioria dos bancos, que podem levar dias para fazer uma transferencia internacional, a velocidade de transação do bitcoin está limitada pelos inúmeros processos de segurança.
Em resumo? Devo Comprar? Se você pensa que a internet vai continuar crescendo, o mundo ficando mais globalizado, as fronteiras mais apagadas, então não pode faltar Bitcoin na sua carteira. Estamos falando hoje de quem vai dar valor ao dinheiro em 5-10 anos? Será que ainda será o BC de cada país ou a internet? Acredito que irá haver os dois, mas com menor peso dos BC.