O que é Ethereum?

O Ethereum é uma segunda maior criptomoeda após o Bitcoin. Segue os mesmos passos do Bitcoin, sendo open-source e usa a tecnologia blockchain, ou seja, uma rede descentralizada de armazenamento de dados, os quais são verificados e gravados por todos os “mineradores”. No entanto, a intenção da sua criação foi a de ser mais do que uma moeda de troca ou armazenamento de valor digital, espaço já ocupado pelo Bitcoin.

O que são “mineradores”?

São pessoas que utilizam seus computadores para resolver complexas equações matemáticas para confirmar cada transação na rede e adicionar novos blocos, assim como ocorre no BTC, em troca de tokens.

Os tokens do Ethereum são chamados Ether (ETH).

Então é Ether ou Ethereum?

O Ether pode ser considerado a moeda de valor da rede Ethereum. Enquanto Bitcoin e BTC sejam sinônimos, no Ethereum não exatamente.

O Ethereum usa a tecnologia do blockchain para criar mais funções além de ser uma moeda digital, portanto Ether (moeda digital) não significa necessariamente Ethereum.

“Smart Contracts”

Smart Contracts é uma função adicional ou um programa que roda sobre a tecnologia blockchain. Corresponde a uma coleção de códigos e dados que reside num endereço específico da rede blockchain.

“Smart Contracts” são um tipo especifico de conta Ethereum. Portanto, como as carteiras digitais normais, podem realizar transações na rede. No entanto, eles não são controlados por um usuário, mas programas colocados na rede que rodam conforme o código escrito.

Usuários podem interagir com um “smart contract” submetendo dados para gerar transações que são executadas automaticamente por esses programas ou funções definidas no contrato. Assim, “smart contract” definem as regras para transações, como um contrato qualquer, e automaticamente as executam conforme o código da função ou “regras”.

“Smart Contracts” não podem ser deletados por padrão e interações com eles são irreversíveis, assim como ocorre no blockchain.

Aplicações do Ethereum e casos:

A rede Ethereum pode ser usada para codificar, descentralizar, dar mais segurança e negociar quase qualquer coisa, destacando aplicações como:

  • Crowdfunding
  • intercambio financeiro
  • governança corporativa
  • controle de domínio na web
  • propriedade intelectual
  • votações

Resumindo:

  • O Ethereum é uma rede baseada na tecnologia blockchain, mais conhecida pela sua moeda digital, o Ether (ETH);
  • Ethereum e Bitcoin possuem muitas similaridades por basear-se na tecnologia blockchain, mas com diferentes limitações e visões de longo prazo;
  • A tecnologia blockchain que está presente no Ethereum permite a criação e manutenção de carteiras digitais públicas e seguras