Antes de responder, vamos ver os porquês do dolar estar caindo:
1- Devido a excessiva impressão de dinheiro nunca antes vista na história americana no período da pandemia, os States produziram neste período mais dinheiro do que já existia em mercado. Se isso fosse no Brasil, seria uma grande inflação descontrolada, mas sendo o dolar uma moeda de valor internacional, um porto-seguro, não faltou gente do mundo todo para absorver esses valores, afinal num momento de stress você gostaria ter dolar ou real em mão? Essa resposta é a mesma para 99% da pessoas do mundo todo.
2- Mas porque está caindo agora? Seria o Lula?
Pelo contrário, pelo Lula e seu partido já teríamos baixado os juros à força, de forma que depreciaria bastante o nosso real, pois para um dinheiro ser investido em nosso país precisa obviamente oferecer muito melhores condicoes (maior juro) que a terra do tio Sam. Afinal, ele pode investir aqui hoje e amanha perder todo o seu dinheiro por uma decisão monocrática do STF, ou seja, o custo brasil.
Mas quem está no governo agora é o Lula…. Devemos lembrar que o bastiao dos juros está com Campos Neto indicado por Bolsonaro, matendo juros altos para freiar a inflação e permitir a investidores alocarem aqui pelo spread (diferença) de juros com os States.
Portanto, com a transição para Galipolo, veremos novamente dinheiro fácil de bancos e principalmente do BNDES para “empresas” escolhidas e o retorno da inflação. Nesse momento, apesar de ser ainda um pouco cedo para falar, o dolar valerá a pena ser comprado por todos.
4 – O dólar não vem enfraquecendo apenas no nosso país, não foi algo que o Lula fez, mas sim as consequencias do farto dolar produzido associado a sinais de queda da atividade americana, tanto pelo ciclo economico, como pelo aumento de juros para domar a inflação por lá. Para isso, podemos conferir o DXY, que constitui uma cesta de moedas internacionais contra o dolar.
5 – Existe apenas uma coisa que levaria o dolar a patamares inferiores, que seria o estouro da bolha de ações e/ou imoveis e/ou alavacagem dos bancos, mas parece que o FED tá segurando as cordas.
Assim, a partir desse resumo, já podemos tomar algumas decisões a curto prazo:
Investimento com finalidades de turismo:
Certamente, comprar paulatinamente ou até de forma mais intensa agora é uma excelente escolha. Existem muito otimismo com as reformas que não irão se concretizar e, portanto, aumentar a volatilidade e consequente aumento do dolar futuramente.
Enviar dinheiro aos States para investimento no exterior:
Como dizia Soros, uma das piores coisas é se investir num país cuja moeda está se desvalorizando. Mas porque as pessoas continuam mandando? Porque basicamente o país que possui a moeda reserva de valor em mãos.
Como fazer se sou conservador? Continue na renda fixa lhe dará menor dor de cabeça, principalmente em títulos pré-fixados pelo menos até a saída do Campos Neto.
Para aqueles mais agressivos, o dólar está numa faixa boa para um país desvairado como o nosso, desde que a bolha não estoure. Portanto, para se proteger de ambos os eventos, enviar dolar e comprar: (i) ETF inverso (SH) para o SP500, (ii) ouro (GLD), ou (iii) empresas ligadas a commoditties, como o petróleo (XOP), pois quase todas as depressões na história americana foram precedidas por preços recordes do petróleo. Até mesmo a crise imobiliária de 2008 foi precedida por picos no valor do petróleo.
E no brasil, como faço para fazer short em bolsa americana? Através da venda descoberta de IVVB11.
Finalmente, vale sim enviar paulatinamente dolar ao exterior, desde que não fique parado ou aplicado (long) em bolsa amerciana.
DISCLAIMER: As informações contidas neste website não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas como um conselho, recomendação, oferta e/ou solicitação para compra ou venda de ações, títulos, valores mobiliários e/ou de quaisquer outros instrumentos financeiros. Elas correspondem aos meus investimentos pessoais, o que eu faço, podendo não ser o melhor para você.